Zona euro. Inflação atinge os 7,5% em março, mais um máximo histórico

Portugal está abaixo da média (5,5%) e tem a terceira taxa mais baixa da zona euro.

A inflação da zona euro deverá ser de 7,5% em março, um valor muito acima dos 5,9% registados em fevereiro, de acordo com a estimativa rápida divulgada esta sexta-feira pelo Eurostat. Este é mais um máximo histórico.

Olhando para as principais componentes da inflação na zona euro, espera-se que a energia tenha a taxa homóloga mais elevada em março (44,7%, contra os 32% em fevereiro), seguido por alimentação, álcool e tabaco (5%, contra 4,2% em fevereiro), bens industriais não energéticos (3,4%, contra 3,1% em fevereiro) e serviços (2,7%, contra 2,5% em fevereiro).

Por países, a Lituânia é o que regista uma inflação mais elevada: foi de 15,6% em março. Ainda a registar altas taxas de inflação está a Estónia (14,8%), Países Baixos (11,9%) e Letónia (11,2%).

Portugal está abaixo da média e quase no final da tabela com a terceira taxa mais baixa da zona euro: 5,5%. Este valor é mais elevado que a taxa anunciada esta semana pelo Instituto Nacional Estatística que aponta para uma inflação de 5,3%, o valor mais alto desde junho de 1994.