Proteção civil prepara evacuação de São Jorge

Sismicidade da ilha continua em “números completamente fora do normal”.

A Proteção Civil dos Açores está a “identificar” os portos operáveis de São Jorge para preparar uma eventual evacuação da ilha por via marítima devido à crise sismovulcânica, adiantou o presidente do serviço.

Em declarações aos jornalistas no domingo, após o ‘briefing’ sobre a situação em São Jorge, o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), Eduardo Faria, avançou que estão a ser realizadas operações de “reconhecimento dos possíveis portos” na costa sul e norte de São Jorge, acrescentando que vai ser “feito uma espécie de cadastro” para cada um dos portos. Para já foram “identificados cinco a seis portos” como estando “operáveis”.

Eduardo Faria revelou que a Proteção Civil está a ultimar um “plano de comunicações de emergência”, para prevenir a “eventualidade” da ilha ficar “sem a possibilidade de utilizar as redes móveis”.

Apesar da diminuição no número de sismos sentidos pela população nos últimos dias, o brigadeiro-general alertou que a sismicidade da ilha continua em “números completamente fora do normal”.