Alex Navalny apresenta recurso em Moscovo

“Navalny interpôs um recurso contra a condenação junto do Tribunal de Lefortovo (Moscovo) em 22 de março de 2022”, informou o serviço de imprensa do tribunal à agência espanhola EFE.

Alex Navalny, principal rosto da oposição russa, apresentou esta terça-feira um recurso ao Tribunal de Lefortovo, em Moscovo, contra a sua condenação por fraude e desrespeito ao tribunal, que lhe valeu nove anos de prisão e uma multa de 1,2 milhões de rublos (cerca de 10 mil euros). 

Note-se que a acusação tinha pedido uma pena de 13 anos de prisão para Navalny, que foi acusado pelos russos de ter desviado um montante de 2,6 milhões de rublos (cerca de 25 mil euros) para fazer doações à sua organização, o Fundo Anticorrupção de Navalny (FBK), que tem o objetivo de combater o enriquecimento ilícito entre os olicarcas russos, e que foi banida da Rússia em junho do ano passado. 

"Navalny interpôs um recurso contra a condenação junto do Tribunal de Lefortovo (Moscovo) em 22 de março de 2022", informou o serviço de imprensa do tribunal à agência espanhola EFE.