Denúncias de violência doméstica disparam em Leiria

Alerta foi feito pela  Mulher Século XXI. “São pessoas que eram vítimas há muitos anos”, diz.

“No último mês notou-se um aumento de casos, o que nos deixa preocupados. Tivemos quase o dobro dos casos novos do mês anterior. Num mês, 20 e tal casos novos é bastante em Leiria”, começou por revelar Susana Ramos Pereira, presidente da Mulher Século XXI, à margem da assinatura do protocolo para a Territorialização da Rede Nacional de Apoio à Vítima de Violência Doméstica (RNAVVD), no âmbito da Rede Integrada de Intervenção na Violência Doméstica do Distrito de Leiria (RIIVD).

De acordo com a dirigente, as vítimas têm idades compreendidas entre os 45 e os 50 anos, são oriundas de “qualquer estrato social” e têm habilitações diversas. “São contactos novos, mas são pessoas que já eram vítimas há muitos anos, algumas há 30 anos, mas, de repente, algo fez com que ganhassem coragem”, clarificou.

Susana Ramos Pereira reconheceu que a pandemia de covid-19 contribuiu para que algumas situações se “destapassem”. “Quando, de repente, ficaram fechadas com a pessoa agressora, com filhos, o que a vítima tentou fazer foi permitir que tudo acontecesse por causa das crianças, mas também que visse que não podia continuar a ser assim”, afirmou a líder da associação que assinou o protocolo RNAVVD com os 16 municípios do distrito de Leiria, secretaria de Estado da Igualdade e Migrações, PSP, GNR, Polícia Judiciária, Segurança Social, Procuradoria da Comarca de Leiria, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Leiria, Associação de Pais e Educadores para a Infância, Cruz Vermelha e Santa Casa da Misericórdia da Batalha.

“Esta rede consiste em juntar todas as entidades que são relevantes para a área da violência doméstica e para a igualdade de género do distrito de Leiria, numa só plataforma, fazendo com que as formas de trabalhar e de resolver sejam iguais e se complementem”, disse.

Contabilizando esta cerimónia, o Governo já atingiu 16 protocolos de territorialização, abrangendo 112 concelhos.