SEF já recebeu mais de 29 mil pedidos de proteção temporária

Segundo o serviço de segurança, cerca de 35% dos refugiados ucranianos que chegaram a Portugal ao abrigo da proteção temporária são menores – representando isto um universo de 10.230 crianças num total de 29.061 pessoas.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) aceitou, desde o início da invasão russa à Ucrânia – a 24 de fevereiro – mais de 29 mil pedidos de proteção temporária por parte de cidadãos ucranianos ou estrangeiros que residam naquele país.

Segundo o serviço de segurança, cerca de 35% dos refugiados ucranianos que chegaram a Portugal ao abrigo da proteção temporária são menores, ou seja são 10.230 crianças num total de 29.061 pessoas.

No decorrer deste processo, os cidadãos têm acesso os números de Identificação Fiscal, se Segurança Social e do Serviço Nacional de Saúde (SNS), podendo assim beneficiar destes serviços e ingressar no mercado de trabalho. 

Dos 29.061 pedidos, já foram emitidos 11.400 certificados de concessão de autorização de residência ao abrigo do regime de proteção temporária,  avança a agência Lusa.

De acordo com a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, até esta quinta-feira chegaram a Portugal 45 menores sem qualquer acompanhante, tendo esta situação sido comunicada à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens. 

Através da plataforam SEFforUkraine.sef.pt, os cidadãos ucranianos podem, em três idiomas diferentes, requerer pedidos de proteção temporária.

Segundo o SEF, a plataforma "possibilita a todos os cidadãos ucranianos e seus familiares (agregado familiar), bem como a qualquer cidadão estrangeiro a residir na Ucrânia, fazer 'online' um pedido de proteção temporária de um ano, prorrogável por dois períodos de seis meses".