Infarmed recolhe lote de vacina Moderna contra a covid-19 e retira máscaras cirúrgicas do mercado

As autoridades do medicamento europeias emitiram um alerta de que tinha sido detetada “a presença de um corpo estranho no frasco da vacina”.

Infarmed recolhe lote de vacina Moderna contra a covid-19 e retira máscaras cirúrgicas do mercado

O Infarmed anunciou, esta segunda-feira, a recolha de um lote da vacina Moderna contra a covid-19 e ainda a retirada do mercado de máscaras cirúrgicas tipo IIR, da marca PHAR+.

Segundo a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, as autoridades do medicamento europeias emitiram um alerta de que tinha sido detetada “a presença de um corpo estranho no frasco da vacina”.

O aviso, adiantou o Infarmed, foi feito pela Agência Europeia de Medicamentos e Agência Espanhola do Medicamento e Produtos Sanitários na passada quinta-feira, quanto ao defeito de qualidade detetado no lote 000190A da vacina covid-19 Spikevax, no fabricante situado em Espanha do laboratório Moderna.

“Em Portugal, o referido lote foi rapidamente identificado pelo Infarmed, e não foi distribuído a nenhum centro de vacinação, encontrando-se no armazém central para ser destruído em articulação e sob responsabilidade do fabricante”, explicou ainda o organismo.

Além disso, também foram retiradas máscaras da marca PHAR+ do mercado por não haver qualquer evidência do cumprimento de todos os requisitos legais aplicáveis a nível europeu, uma vez que a documentação técnica está incompleta, mostrando ainda a marcação CE indevida.

Em questão estão a “máscara cirúrgica tipo IIR, Marca PHAR+, refa : E_E_E, do fabricante Borgstena Textile Portugal, Lda” e a “máscara cirúrgica Marca PHAR+, Refas: 1506, 2000 e 3L0909, do fabricante Plasfer – Indústria e Comércio, Lda”.

De acordo com o fabricante Borgstena Textile Portugal, a máscara em causa foi disponibilizada apenas até meados do ano passado, mas, para prevenir qualquer incidente, o Infarmed determinou a “imediata suspensão da sua comercialização”.

O Infarmed apela às entidades que eventualmente disponham de unidades do segundo dispositivo médico para não as utilizar e entrarem em contacto com o fabricante.