PJ deteve seis suspeitos de burla informática e branqueamento de capitais

O prejuízo patrimonial é já superior a 350 mil Euros, “sendo espectável que face ao caráter transnacional e organizado da atividade criminosa, este valor venha a aumentar”.

A Polícia Judiciária deteve seis pessoas foram detidas por crimes de acesso ilegítimo, burla informática, falsidade informática e branqueamento de capitais, cujo prejuízo foi superior a 350 mil euros.

“A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), em articulação com o DIAP da Amadora, deu cumprimento, a oito mandados de busca domiciliária e procedeu à detenção de 6 indivíduos, 4 mulheres e 2 homens, com idades compreendidas entre os 30 e 49 anos, todos de nacionalidade estrangeira, pela prática dos crimes de acesso ilegítimo, burla informática, falsidade informática e branqueamento”, informou, esta terça-feira, aquela autoridade através de um comunicado.

Os detidos acediam ilegitimamente ao correio eletrónico das vítimas, essencialmente cidadãos ou empresas estrangeiras, com recurso a “esquemas vulgarmente conhecidos por Ceo Fraud e Phishing”, assumiam a sua posição em eventuais negócios que estavam a realizar.

“As transferências bancárias que se seguiam eram feitas para contas bancárias de sociedades/empresas sem qualquer atividade e criadas em Portugal para o efeito, proporcionando o branqueamento dos capitais provenientes do crime”, lê-se no comunicado da PJ.

O prejuízo patrimonial é já superior a 350 mil Euros, “sendo espectável que face ao caráter transnacional e organizado da atividade criminosa, este valor venha a aumentar”.

Os detidos, serão presentes à autoridade judiciária competente para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.