Zelensky denuncia “centenas de casos de violações” de crianças nas áreas onde estiveram russos

O Presidente da Ucrânia revelou estes relatos no seu discurso que foi transmitido em vídeo para o Parlamento lituano. Gitanas Nauseda, Presidente da Lituânia, ficou emocionado ao ouvir o relato sobre um bebé que terá sido violado. 

Zelensky denuncia “centenas de casos de violações” de crianças nas áreas onde estiveram russos

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, denunciou, esta terça-feira, perante o Parlamento lituano "centenas de casos de violações" nas áreas que estiveram sob ocupação do exército russo, entre as quais "meninas menores de idade e crianças muito pequenas". 

"Nas áreas libertadas da ocupação, o registo e a investigação de crimes de guerra cometidos pela Rússia continuam. Quase todos os dias são encontradas novas valas comuns", afirmou Zelensky através de um vídeo transmitido para os presentes naquele Parlamento. 

"Milhares e milhares de vítimas. Centenas de casos de tortura. Continuamos a encontrar corpos em canalizações e em caves", explicou o líder ucraniano, ao dizer ainda que foram registados "centenas de casos de violações, incluindo de meninas e crianças menores de idade. Até de um bebé! Só falar sobre isso é assustador", manifestou o Presidente. 

Sem entrar em grandes detalhes, Zelensky contou que recebeu alegadamente um vídeo de um paraquedista ou membro dos serviços especiais russos, que já terá sido identificado, onde "mostra o que está a fazer com o bebé e como o está a torturar".

Gitanas Nauseda, Presidente da Lituânia, ficou emocionado ao ouvir o relato sobre o bebé violado, ao notar que "é simplesmente impossível imaginar horror maior".

Zelensky fez questão de lamentar que "alguns países da União Europeia ainda não tenham tido a coragem de decidir se vão restringir as importações russas de hidrocarbonetos", depois de serem revelados "assassinatos em massa em Bucha, das deportações de populações" e ainda a "destruição premeditada de cidades pacíficas por mísseis e bombas russos".

{relacionados}