Identificados 150 casos de salmonela em nove paises europeus devido aos chocolates Kinder

Infeções foram identificadas em Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Irlanda, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos e Suécia.

A Autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos (EFSA) e o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) anunciaram esta terça-feira que foram detetados 150 casos de salmonela em nove países da Europa, responsabilizando uma "unidade de produção belga". Os casos surgem dias após o encerramento de uma fábrica Kinder, em Arlon, Bélgica.

"A 8 de abril de 2022, 150 casos confirmados e prováveis de Salmonella Typhimurium monofásica foram identificados", disseram as duas organizações, em comunicado, afirmando que "identificaram produtos à base de chocolate fabricados por uma empresa na sua unidade de produção belga como estando na origem do foco epidémico de salmonela", mas sem mencionar o nome da Ferrero, que fabrica os produtos Kinder. 

As infeções, adiantam, "ocorreram principalmente em crianças com menos de dez anos", tendo sido identificadas em Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Irlanda, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos e Suécia.

Note-se que a Bélgica iniciou na segunda-feira um inquérito para apurar as responsabilidades dentro da fábrica em questão.