Porto ameaça sair da ANMP, Lisboa não

O autarca do Porto acusa “o total fracasso da ANMP em desempenhar as funções que lhe estão estatutariamente atribuídas”.

Porto ameaça sair da ANMP, Lisboa não

Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, expressou o seu descontentamento com a forma como se prevê a descentralização de competências para os municípios, e ameaçou mesmo retirar a autarquia da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), acusando a associação agora dirigida por Luísa Salgueiro, presidente da CM de Matosinhos, de “cumplicidade e total conivência” com o Governo neste processo, segundo avançou o JN.

O tema não é, no entanto, novidade. Já em 2018 Moreira tinha anunciado essa intenção. O autarca do Porto acusa ainda “o total fracasso da ANMP em desempenhar as funções que lhe estão estatutariamente atribuídas”.

Questionado pela comunicação social sobre o assunto, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), mostrou-se solidário com Moreira em algumas das suas queixas, mas assegurou que a CML é para ficar na Associação Nacional de Municípios, pedindo que a mesma tenha uma voz mais forte nas negociações com o Governo, relativamente a todo o processo de transferência de poderes para as autarquias. Viabilidade económica é a palavra de ordem para Moedas, no sentido em que é, defende, a única forma que os municípios têm para assumir determinadas competências que pertenciam ao Estado Central.