Jovens ‘águias’ enfrentam Juventus

Benfica e Sporting estiveram frente a frente nos ‘quartos’ da UEFA Youth League e foram os ‘encarnados’ a sair vitoriosos. Nas ‘meias’, terão de passar pela Juventus.

A equipa sub-19 do Benfica bateu, na quarta-feira, o Sporting, por 4-0, em jogo relativo aos quartos-de-final da UEFA Youth League. Em Alcochete, onde estiveram presentes figuras como Porro, Neto, Matheus Nunes e o histórico Aurélio Pereira – que deu o nome ao estádio onde se disputou o encontro –, depois de bater os dinamarqueses do Midtjylland, nos ‘oitavos’, o emblema treinado por Luís Castro venceu o Sporting graças a dois golos de Pedro Santos, de 19 anos, aos 29 e aos 60 minutos de jogo, e mais dois de Diego Moreira, aos 57’ e aos 90’, garantindo um lugar nas ‘meias’. Nesta fase da competição europeia, cuja final se jogará a 22 de abril, o Benfica terá pela frente o emblema sub-19 da Juventus.

Em Alcochete, a equipa de juniores dos ‘leões’ acabou derrotada em casa, num jogo que começou logo com um susto em campo: João Tomé e Diogo Cabral chocaram de cabeça, ficando ambos estendidos no chão. Um incidente que obrigou à entrada das respetivas equipas médicas, mas, felizmente, não se confirmaram lesões de maior gravidade.

Retomado o jogo, as situações de perigo mantiveram-se equilibradas, acabando por ser Pedro Santos, através da conclusão de um cruzamento de Diego Moreira, a abrir o marcador. O resultado manteve-se até ao intervalo e, na segunda parte, o Benfica continuou a ser a equipa mais forte em campo, dilatando a vantagem aos 57 minutos, com assinatura de Diego Moreira. E a inspiração pareceu bater às jovens ‘águias’. É que aos 60 minutos de jogo, Pedro Santos bisou, fazendo o 3-0, e selando a passagem às ‘meias’.

Os nervos estavam à flor da pele e Chico Lamba travou agressivamente Pedro Santos à porta da grande área, o que lhe valeu a expulsão. Aos 64 minutos de jogo, o Sporitng ficou reduzido a 10 jogadores em campo. A vitória das ‘águias’ era já praticamente uma certeza, mas Diego Moreira, que já tinha marcado, achou que três golos ainda não eram suficientes, acabando o jovem ‘encarnado’ por bisar, a poucos instantes do fim da partida, e fechando o marcador em 4-0.

Juve nas ‘meias’

Agora, o Benfica vai enfrentar a Juventus nas meias-finais da UEFA Youth League, que bateu as camadas jovens do Liverpool, nos ‘quartos’, por 2-0. Contaram-se golos de Fabio Miretti e Angel Chibozo, que, em apenas três minutos e quando passava pouco mais de uma hora de jogo, marcaram os dois golos que selaram a vitória transalpina e, consequentemente, o lugar nas meias-finais da competição europeia juvenil.

O Benfica foi a última equipa a garantir um lugar na fase seguinte da eliminatória, depois de estar definida a outra meia-final da competição: a equipa sub-19 do Atlético de Madrid vai enfrentar os jovens do Salzburgo. Os colchoneros deixaram para trás o Borussia Dortmund, ao passo que os austríacos bateram, nos ‘quartos’, o Paris Saint-Germain.