Açores. Sismo de 2,7 na ilha Terceira

Fenómeno foi sentido em Angra do Heroísmo.

Foi sentido, pela hora de almoço desta terça-feira, um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter em várias freguesias de Andra do Heroísmo, na ilha Terceira, Açores. O epicentro foi a cerca de 14 quilómetros de São Mateus.

De acordo com o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o abalo foi sentido pelas 12h29 locais (13h29) em Lisboa, com intensidade máxima III na esca de Mercalli Modificada nas freguesias de Santa Luzia e Conceição, em Angra do Heroísmo. 

Recorde-se que a escala de Richter vai de 0 a 10 sendo que os sismos com menos de 2,0 são considerados micro, aqueles com magnitude entre 2,0 e 2,9 são considerados muito pequenos, de 3,0 a 3,9 são pequenos, de 4,0 a 4,9 são ligeiros, de 5,0 a 5,9 são moderados, de 6,0 a 6,9 são fortes, de 7,0 a 7,9 grandes, de 8,0 a 8,9 grande, de 9,0 a 9,9 excecionais e os superiores a 10,0 são considerados extremos. 

Já a escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição", sendo que, qundo há uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é "sentido dentro de casa" e "os objetos pendentes baloiçam", sentindo-se uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados", explcia o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) no seu website.