Efemérides de 20 de Abril (2022)

2021 O polícia Derek Chauvin foi rapidamente condenado pelo assassinato de George Floyd em Minneapolis, num caso que provocou enormes protestos contra a justiça racial em todo o país, e com repercussões pelo mundo fora

1233 O Papa Gregório IX (1145-1241, entronizado em 1227) editou há 789 anos 2 bulas que marcaram o início da Inquisição papal, para combater as heresias.

1902 Os cientistas polacos naturalizados franceses e casados, Pierre e Marie Curie, isolaram há 120 anos o elemento rádio – vindo ambos a ser laureados com o Nobel da Física (a família ganhou 5 destes prémios) em 1903.

1911 Culminaram há 111 anos as alterações significativas ao Direito Civil, empreendidas na I República Portuguesa, com a promulgação da Lei de Separação da Igreja do Estado, da Lei do Divórcio e das Leis da Família, na altura todas muito contestadas pela Igreja Católica.

1980 As FP-25, organização terrorista de extrema-esquerda a que esteve ligado Otelo Saraiva de Carvalho e que actuou 7 anos, deixando um rasto de mortos (diz-se que mais do que outros movimentos semelhantes estrangeiros, com ressonâncias terríveis), lançou há 41 o Manifesto ao Povo Português, em que se deu a conhecer.

1999 Dois estudantes de Columbine, EUA (onde estas coisas acontecem sempre, provavelmente pelo excesso de liberdade na venda e posse de armas, coisa difícil de entender e defender para o americano abaixo da média, como Trump) tomaram a escola há 23 anos com armas, e mataram 12 colegas antes de se suicidarem – acabando por justificar pelo menos 2 filmes, um documentário oscarizado de Michael Moore, e outro de Van Sant.

2018 Os dirigentes da Commonwealth decidiram há 4 anos que o príncipe Carlos sucedesse à mãe, a rainha Isabel II, na liderança da organização.

2021 O polícia Derek Chauvin foi rapidamente condenado pelo assassinato de George Floyd em Minneapolis, num caso que provocou enormes protestos contra a justiça racial em todo o país, e com repercussões pelo mundo fora.