Cultura

Biografia de Zelensky vai ser publicada em Portugal a 17 de maio

Livro foi escrito pelo jornalista Sergii Rudenko.


A biografia de Volodymyr Zelensky, Presidente ucraniano, escrita por Sergii Rudenko, vai ser publicada em Portugal a 17 de maio. A informação foi avançada pela Casa das Letras, chancela do grupo LeYa, à agência Lusa.

Intitulada "Volodymyr Zelensky: Biografia", a obra é composta por 38 capítulos e conta a história de vida do líder da Ucrânia. Desde ator cómico, em que representava numa séria televisiva o papel de presidente ucraniano, a verdadeiro chefe de Estado, Zelensky tem sido louvado pela maneira como tem lidado com a invasão russa ao país. 

O autor é chefe de redação da estação televisiva 'online' ucraniana Espreso TV e escreve uma coluna semanal no portal da internet da estação de rádio e televisão alemã Deutsche Welle. Rudenko não tem qualquer ligação a Volodymyr Zelensky, tornando por isso a obra independente, e apresenta um Presidente que foi eleito em tempos de paz, mas que se tornou Presidente em tempos de guerra. 

Para o livro contribuiram políticos ucranianos como Roman Bezsmertny, Geo Leros e Ruslan Ryaboshapka e cientistas e analistas políticos como Viktor Bobyrenko, Serhiy Haidai e Kost Bondarenko.

Segundo a editora, "em episódios que destacam a subida ao poder de Zelensky da forma mais honesta e aberta quanto possível, e sem retoques, lemos sobre o triunfo de Zelensky em 2019, mas também sobre as suas diversas derrotas no Olimpo político".

"A história do homem que, sem qualquer experiência política ou conhecimento relevante, prometeu aos ucranianos mudar o país. Um homem com a confiança de 13,5 milhões de eleitores. Uma pessoa que compreendeu [que] confiança implica responsabilidade", diz ainda.

O livro aborda também o aspeto da mudança da opinião pública relativamente ao líder ucraniano, passando este de um Presidente com poucos êxitos e um baixo nível de popularidade para um protetor do seu povo, que defende não só a Ucrânia como a Europa. 

Os comentários estão desactivados.