Dois abalos sentidos em São Jorge

Desde o início da crise sismovulcânica foram identificados cerca de 258 sismos sentidos pela população.

A ilha de São Jorge, nos Açores, registou, nas últimas 24 horas, dois sismos sentidos pela população, de acordo com informação avançada pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

Durante três dias consecutivos, o CIVISA não identificou abalos sentidos pela população em São Jorge.

Tendo em conta a crise sismovulcânica que teve início a 19 de março, no comunicado diário desta segunda-feira, o CIVISA explicou que o mais recente abalo sentido em ocorreu às 22h11 de domingo com magnitude 1,2 na escala de Richter e intensidade III na escala de Mercalli Modificada em Velas.

Por outro lado, antes deste, pelas 19h48 de domingo, com magnitude 1,6 na escala de Richter e intensidade III na escala de Mercalli Modificada em Santo Amaro e Velas, fez-se sentir o primeiro sismo após três dias.

Desde o início da crise sismovulcânica foram identificados cerca de 258 sismos sentidos pela população, sendo que a atividade sísmica tem vindo a registar-se ao longo de uma faixa compreendida entre a Ponta dos Rosais e a zona do Norte Pequeno, na Silveira, e continua “acima do normal”, adiantou o CIVISA.

O sismo de maior magnitude (3,8 na escala de Richter) ocorreu no dia 29 de março,
às 21h56.