Hospital Garcia da Orta em “contacto permanente” com a PJ depois de ataque informático

Unidade hospitalar apela aos doentes “que se desloquem ao hospital apenas se estritamente necessário, e de forma a não sobrecarregar o Serviço de Urgência”, devido às dificulades impostas pelo ataque informático.

Hospital Garcia da Orta em “contacto permanente” com a PJ depois de ataque informático

O Hospital Garcia da Orta (HGO), em Almada, foi, na madrugada desta terça-feira alvo de um ataque informático. Segundo um comunicado enviado às redações, a unidade hospitalar adianta que a atividade clínica manteve-se normal, com exceção para as consultas externas.

"Até a normalidade ser restabelecida, informa-se que se manterão as primeiras consultas, sendo as consultas subsequentes reagendadas tão brevemente quanto possível", lê-se na nota. 

O HGO informa que os "doentes que se encontrem a utilizar medicação de cedência exclusivamente hospitalar deverão dirigir-se como habitualmente aos Serviços Farmacêuticos, solicitando-se que se façam acompanhar dos respetivos receituários em papel/caixas de medicamentos", acrescentando que "todos os serviços ativaram os seus planos de contingência, estando assegurados os registos clínicos em suporte de papel".

O hospital apela então aos doentes "que se desloquem ao hospital apenas se estritamente necessário, e de forma a não sobrecarregar o Serviço de Urgência", devido às dificulades impostas pelo ataque informático.

"O HGO está em contacto permanente com o Centro Nacional de CiberSegurança (CNCS) e com a Polícia Judiciária, estando a ser realizados todos os esforços no sentido de repor os servidores afetados com a maior brevidade possível", informa ainda a unidade hospitalar.