Psiquiatra que assina relatório médico de Rendeiro foi condenado por violar paciente grávida

Psiquiatra que assinou relatório médico de João Rendeiro foi condenado a cinco anos de prisão, com pena suspensa, por ter violado no seu consultório uma paciencite grávida de oito meses com depressão. 

Psiquiatra que assina relatório médico de Rendeiro foi condenado por violar paciente grávida

É possível que a defesa de João Rendeiro venha a alegar que este sofre de uma doença cardíaca de modo a que o ex-banqueiro fique em liberdade enquanto espera pela decisão do processo de extradição – recorde-se que o fundador de BPP está preso na prisão de Westville, na África do Sul. 

A notícia foi avançada esta terça-feira pelo jornal Público, que adianta ainda que um dos dois documentos apresentados pela defesa para justificar a doença cardíaca de João Rendeiro foi assinado pelo psiquiatra João José Vasconcelos Vilas Boas – condenado a cinco anos de prisão, com pena suspensa, por ter violado no seu consultório uma paciente grávida de oito meses com depressão. 

A pena foi depois declarada suspensa pelo Tribunal da relação do Porto sendo que, após a acusação recorrer, foi condenado pelo Supremo Tribunal de Justiça a pagar uma indeminização de 100 mil euros. 

O processo deste psiquaitra foi ainda avaliado pela Ordem dos Médicos, que o tentou expulsar. Contudo, em 2020, o processo foi anulado pelo Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto, que apontou para a prescrição do processo disciplinar.

No documento assinado por Vilas Boas, datado de fevereiro, lê-se que o ex-banqueiro teve uma febre reumática aguda quando era nvo, recomendado assim o psiquiatra que Rendeiro deva ficar num local seguro e higiénico, que o permita ter uma vida saudável e ativa, de modo a evitar problemas cardíacos.

Esta é a primeira vez que a defesa de Rendeiro menciona eventuais problemas cardíacos, sendo que, recentemente recorreu da pena de dez anos a que foi condenado em Portugal e não foram mencionados quaisquer problemas de saúde. Estes foram apenas referidos já na prisão da África do Sul, quando o banqueiro ficou doente e não saiu da prisão para ser tratado e recusou ser extraditado.

Recorde-se que João Rendeiro está detido na prisão de Westville, em Durban (África do Sul), há 137 dias, tendo sido detido a 11 de Dezembro de 2021, depois de ter fugido das autoridades portugueses. 

O fundador do BPP foi condenado pelo Tribunal da Relaçao de Lisboa a 10 anos de prisão pelos crimes de fraude fiscal qualificada, abuso de confiança e branqueamento de capitais.