Operação “Barba Ruiva” culmina com penas até 6 anos e nove meses de prisão

Os arguidos dedicavam-se ao tráfico de haxixe, cocaína e heroína nas áreas geográficas compreendidas entre Espinho, Gaia e Feira, explicando ainda que todos coloboravam entre si adquirindo droga em conjunto na cidade do Porto, sendo que, quando um não tinha produto, encaminhava para outro.

Os 22 arguidos do processo "Barba Ruiva", relacionado com tráfico de droga, foram esta quarta-feira condenados pelo Tribunal de Espinho, em Aveiro, a penas que variam entre um ano e dois meses e os seis anos e nove meses de prisão.

Os arguidos são 18 homens e quatro mulheres, têm idades compreendidas entre os 19 e os 65 anos e estavam acusados de crimes de tráfico de droga e tráfico de menor gravidade, sendo que um deles respondia pelo crime de detenção de arma proibida.

O processo começou a ser julgado há aproximadamente um ano no Tribunal de Espinho e culminou hoje com a condenação de nove dos arguidos a penas efetivas dos restantes 13 a penas suspensas. 

As penas efetivas variam entre um ano e meio e os seis anos e nove meses de prisão e as penas suspensas entre um ano e dois meses e cinco anos de prisão. Contudo, um dos condenados a prisão efetiva vai manter-se em prisão preventiva até esgotar todas as possibilidades de recurso.

Já no que toca aos outros dois arguidos que estavam em prisão preventiva, um deles saiu em liberdade, tendo o outro passado a prisão domiciliária.

De acordo com a acusação do Ministério Público (MP), os arguidos dedicavam-se ao tráfico de haxixe, cocaína e heroína nas áreas geográficas compreendidas entre Espinho, Gaia e Feira, explicando ainda que todos coloboravam entre si adquirindo droga em conjunto na cidade do Porto, sendo que, quando um não tinha produto, encaminhava para outro.

Recorde-se que a operação "Barba Ruiva" levou à detenção de 13 pessoas em julho de 2020, nos concelhos de Espinho, Ovar e Vila Nova de Gaia. Foram feitos, ao todo, 44 mandados de busca e apreendidas mais de três mil doses de droga, várias armas, veículos e mais de 13 mil euros.