Pelo menos 10 feridos após dois mísseis russos atingirem prédio residencial em Kiev

Ataque russo aconteceu no momento em que o secretário-geral da ONU e o Presidente da Ucrânia estavam a realizar uma conferência de imprensa. 

Dois mísseis russos atingiram um prédio residencial de 25 andares em Kiev, ao mesmo tempo que decorria a conferência de imprensa entre o secretário-geral da ONU, António Guterres, e o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, esta tarde de quinta-feira. Segundo os serviços de emergência ucranianos, citados pelo The Kyiv Independent, há pelo menos 10 pessoas feridas e os dois primeiros andares ficaram completamente destruídos. 

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, confirmou na rede social Twitter que o ataque russo foi realizado com “mísseis de cruzeiro”. “Com este ato hediondo de barbárie a Rússia demonstra uma vez mais a sua atitude para com a Ucrânia, a Europa e o mundo”, sublinhou naquela plataforma.

Para Zelensky, este ataque foi uma forma de a Rússia "humilhar as Nações Unidas e tudo o que a organização representa". "E, por isso, é preciso que haja uma resposta apropriada, poderosa", vincou o presidente da Ucrânia durante a sua habitual mensagem diária.

O líder ucraniano ainda referiu que outras cidades – Fastiv, Odessa e Khmelnytskyi – também foram atingidas, o que significa que não é tempo de “relaxar”. "Ninguém pode pensar que esta guerra já acabou", reiterou.

António Guterres continua em Kiev e já garantiu que "está seguro", mas "chocado" depois dos bombardeamentos encetados pela Rússia.

"Estamos seguros", afirmou a jornalista Saviano Andreu, porta-voz do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários à AFP, ao notar ainda que aquela "é uma zona de guerra, mas é chocante que tenha acontecido perto" de onde a delegação de Guterres está.