Sociedade

Refugiada ucraniana dá à luz no São João

"Esta noite, pelas 02h53, uma cidadã ucraniana, no contexto de uma ‘gestação de substituição’, deu à luz de parto normal uma menina com 2,975 kg e 47 cm", disse fonte do hospital.


Uma refugiada ucraniana, que tinha chegado a Portugal há cerca de duas semanas, deu à luz durante a madruga desta sexta-feira no Hospital de São João, no Porto. 

A notícia foi avançada pela CNN Portugal, que cita uma fonte hospitalar: "Esta noite, pelas 02h53, uma cidadã ucraniana, no contexto de uma ‘gestação de substituição’, deu à luz de parto normal uma menina com 2,975 kg e 47 cm".

A mesma fonta adiantou ainda que "a puérpera e a bebé encontram-se bem, sem complicações a registar".

A mulher já vinha a ser acompanhada naquele estabelecimento hospitalar, tendo sido acauteladas "todas as questões legais e jurídicas com as entidades competentes durante o processo".

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) informa que vai continuar disponível, no contexto da política nacional e da cooperação internacional, "para receber, tratar e acompanhar cidadãos ucranianos, num espírito e enorme empatia e solidariedade", recordando que disponibilizaram cerca de 140 camas para receber cidadãos doentes provenientes da Ucrânia.

Os comentários estão desactivados.