Mais de 4.000 artistas pedem fim da guerra em carta aberta

Artistas salientam que apoiam o “poder unificador dos criadores de todos os lugares, incluindo os da Rússia, que, apesar de não poderem erguer a sua voz, estão consternados pelas ações do seu governo”. 

Uma carta aberta, assinada por cerca de 4.000 artistas, autores e representantes das indústrias de 50 países, foi esta sexta-feira divulgada pela Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores (CISAC) e entregue ao ministro ucraniano da Cultura, Oleksandr Tkachenko, com o propósito de prestar solidariedade para com os artistas ucranianos.

"Estamos solidários com o povo da Ucrânia. Não vamos desviar o olhar do ataque brutal infligido pelas forças armadas russas. […] Apelamos à Rússia para que pare de matar civis inocentes, de destruir aldeias e cidades, de agredir a liberdade e a democracia, de violar os direitos humanos e de atacar a Cultura", diz a carta. 

Os artistas salientam ainda que apoiam o "poder unificador dos criadores de todos os lugares, incluindo os da Rússia, que, apesar de não poderem erguer a sua voz, estão consternados pelas ações do seu governo". 

A carta é uma das iniciativas do projeto "Creators for Ukraine", quem tem como objetivo divulgar e promover a arte e cultura ucraniana, tendo consido angariar um total de 1,2 milhões de euros.