Coreia do Norte dispara “projétil não identificado” para leste

Desde o início do ano, este é o 14º lançamento realizado por Pyongyange e ocorreu a menos de uma semana da tomada de posse do Presidente sul-coreano, Yon Suk-yeol.

Segundo os chefes do Estado-maior conjunto da Coreia do Sul, a Coreia do Norte disparou na quarta-feira “um projétil não identificado” em direção ao leste. 

Numa breve declaração, os responsáveis em questão, explicaram que o lançamento foi feito ao largo da costa leste do Norte, sem darem mais pormenores.

Da mesma forma, o Ministério da Defesa do Japão afirmou que a Coreia do Norte “disparou um possível míssil balístico”, também sem fornecer mais explicações.

Desde o início do ano, este é o 14º lançamento realizado por Pyongyange e ocorreu a menos de uma semana da tomada de posse do Presidente sul-coreano, Yon Suk-yeol, que garantiu que seria “mais restrito em relação ao vizinho do Norte”.

Pela primeira vez desde 2017, no mês de março, a Coreia do Norte disparou um míssil balístico intercontinental.

Nessa altura, o regime norte-coreano afirmou que “continuava a desenvolver um arsenal nuclear”, ignorando as propostas de diálogo dos EUA.

Além disso, nos últimos meses, observadores têm indicado que “imagens obtidas por satélite mostram sinais de que o Norte está a preparar-se para um teste nuclear em instalações no nordeste do país”.

Na semana passada, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, chegou mesmo a exibir vários mísseis durante um desfile militar em Pyongyang, prometendo desenvolver o arsenal ao “ritmo mais rápido possível”.

Kim avisou ainda que o Norte ia utilizar “proativamente as armas nucleares se os interesses do país fossem ameaçados”.