Explosão num prédio no centro de Madrid causa pelo menos dois mortos e 18 feridos

A explosão aconteceu por volta das 13h (12h em Lisboa) num edifício de quatro andares, que ficou “muito afetado”. As causas estão ainda por determinar, porém, segundo a imprensa espanhola, poderá estar relacionada a uma fuga de gás. 

Uma explosão num prédio no centro de bairro de Salamanca na capital de Madrid, em Espanha, causou, esta sexta-feira, pelo menos dois mortos e 18 feridos, entre os quais um deles está em estado grave. Quatro pessoas já foram transportadas para unidades hospitalares. 

Segundo o jornal espanhol El Pais, a explosão aconteceu por volta das 13h (12h em Lisboa) num edifício de quatro andares, na esquina da rua General Pardiñas com Ayala. O prédio “está muito afetado” e as causas da explosão estão ainda por determinar, afirmou uma porta-voz de emergências madrilenas, citada pela mesma fonte.

No entanto, a imprensa espanhola já avançou que a causa do incidente poderá estar relacionada com uma fuga de gás. O El Pais adiantou que os técnicos de gás natural já estão no local e estão a fazer medições.

Alguns vizinhos dizem que sentiram um forte odor de gás antes do romper da explosão, que causou um grande ruído na rua, alarmando pessoas a quilómetros do local acidentado.  

As viaturas que estavam estacionadas e ainda outros prédios nos arredores daquele lugar sofreram vários danos. A polícia municipal e os bombeiros estão no terreno, sendo que estes estão a tentar resgatar pessoas do interior do prédio afetado. Até ao momento, foram salvas quatro pessoas.

As autoridades de Madrid já instalaram no perímetro do incidente um hospital de campanha e um posto de gestão de comando e pediram aos cidadãos que evitem circular entre estas ruas para facilitar o trânsito de viaturas de emergência. A Polícia Municipal de Madrid está a regular o trânsito na área e disponibiliza de drones para capturar imagens de cima.