Harry e Meghan confirmam presença no jubileu da Rainha, minutos após terem sido ‘banidos’ da varanda

Casal não vai subir à varanda para acenar ao público. Princípe André também foi excluído dessa parte da cerimónia.

O príncipe Harry e Meghan Markle confirmaram que iriam estar presentes nas comemorações do Jubileu de Platina da Rainha Isabel II. Pouco tempo

A decisão dos duques de Sussex era motivo de especulação há meses, mas o casal deu agora a sua resposta definitiva, ao adiantar que iria viajar até ao Reino Unido, para marcar presença nas celebrações dos 70 anos de Isabel II no trono britânico.

“O príncipe Harry e Meghan, duque e duquesa de Sussex, sentem-se entusiasmados e honrados por marcarem presença no Jubileu de Platina da Rainha este mês de junho com os filhos”, lê-se num comunicado emitido pelo casal.

Facto curioso da resposta de Harry e Meghan foi que esta foi dada a conhecer, apenas 18 minutos depois de se saber que os duques de Sussex, se assitissem às cerimónias, não iriam surgir na varanda a acenar ao público.

"Apenas os membros da família real que atualmente desempenham funções públicas oficiais em nome da Rainha" juntar-se-ão a Isabel II a 2 de junho, disse um porta-voz do Palácio de Buckingham.

Sublinhe-se que além de Harry e Meghan, a decisão acaba também por excluir o príncipe André, afastado das funções reais, depois de ter sido acusado de assédio sexual.

A decisão foi tomada “após toda a ponderação”, acrescentou a mesma fonte.

Esta é a primeira vez que Harry e Meghan, desde que se mudaram para a América em 2020, vão ao Reino Unido, acompanhados por ambos os filhos. Isabel II estará assim com a bisneta Lilibet Diana, pela primeira vez.

As celebrações acontecerão de 2 a 5 de junho.