CP supera níveis de procura de 2019 em 3%

Mais de 32 milhões de passageiros transportados nos primeiros três meses deste ano.

A CP – Comboios de Portugal registou, no primeiro trimestre deste ano, um aumento na procura que foi transversal a todos os seus serviços, e que resultou numa variação positiva de 104% quando comparado com o período homólogo de 2021, com mais de 32 milhões de passageiros transportados.

A CP diz ainda que “embora os proveitos de tráfego ainda se situem 28% abaixo dos obtidos no primeiro trimestre de 2019”, antes da pandemia de covid-19, no primeiro trimestre deste ano a CP já ultrapassou em 3% dos passageiros transportados em igual período de 2019.

 O aumento da procura é mais acentuado no transporte de longo curso, tendo o Alfa Pendular registado a recuperação mais significativa com 338 mil passageiros transportados, um aumento de 440%. Quanto ao serviço Intercidades, este registou um aumento menor, “mas igualmente positivo se considerarmos o período comparado, mais 145%, o que corresponde a 678 mil passageiros”. 

 Mas também os serviços urbanos registaram um aumento significativo na procura face ao primeiro trimestre do ano passado, tendo sido transportados nos Comboios Urbanos de Lisboa 24 milhões de passageiros (mais 95%); 4,7 milhões de passageiros nos Comboios Urbanos do Porto (aumento da procura em 130%) e nos Comboios Urbanos de Coimbra com um total de 202 mil passageiros (mais 115%). 

 A tendência continua nos comboios regionais que transportaram 2,3 milhões de passageiros, um crescimento de 128% na procura.

“A CP acredita que o regresso progressivo ao trabalho presencial contribuiu para este aumento de passageiros, mas também a melhoria e o alargamento dos serviços prestados pela CP, assim como uma maior consciencialização da população para a utilização do comboio enquanto meio de transporte seguro, rápido e ecologicamente sustentável”, diz em comunicado.