Quadro de Marilyn Monroe pintado por Andy Warhol torna-se obra mais cara do século XX

Foi vendido em leilão por 195 milhões de dólares – cerca de 185 milhões de euros. 

Quadro de Marilyn Monroe pintado por Andy Warhol torna-se obra mais cara do século XX

O quadro “Shot Sage Blue Marilyn”, do pintor Andy Warhol, foi vendido em leilão por 195 milhões de dólares – cerca de 185 milhões de euros -, atingindo o recorde da obra de arte mais cara do século XX.

O retrato é uma das dezenas de imagens que Andy Warhol pintou da atriz Marilyn Monroe, na década de 1960. O leilão foi realizado na segunda-feira à noite, em Nova Iorque, pela casa de leilões Christie’s.

Segundo a Christie’s, “Shot Sage Blue Marilyn” foi inspirado numa fotografia e descrito como "uma das imagens mais raras e transcendentes existentes". Embora o valor da venda tenha chegado a um recorde, a casa de leilões esperava licitações mais elevadas, no valor de 200 milhões de dólares.

De acordo com a Bloomberg, o vencedor do leilão foi Larry Gagosian, um comerciante de arte norte-americano que detém várias galerias de arte.

A Christie's informou que os lucros vão para a Fundação Thomas e Doris Ammann Zurich, na Suíça.

O título de pintura mais cara do século XX pertencia até então a 'Les Femmes d'Alger', de Pablo Picasso, desde 2015. Na altura, a pintura foi vendida por 179,4 milhões de dólares.