Naturalizações a granel

O problema da Lei, é o das muitas pessoas que podem utilizá-la com facilidade, conseguindo assim uma nacionalidade europeia, e desvalorizando a portuguesa. 

por Pedro d'Anunciação

A Lei da Naturalização portuguesa, pela forma como pretende acariciar os sefarditas expulsos há uns séculos, está a ser considerada péssima, pela quantidade de naturalizações que foram passadas sem razão nem exigências.

Mas o povo só parece preocupado com Abramovich, e não por ele ser considerado russo próximo de Putin (o que seria natural neste conflito com a Ucrânia), mas provavelmente pela sua enorme riqueza.

E no entanto, se o problema fosse só uma pessoa concreta, não viria daí grande mal ao mundo, nem a questão se repetiria.

O problema da Lei, é o das muitas pessoas que podem utilizá-la com facilidade, conseguindo assim uma nacionalidade europeia, e desvalorizando a portuguesa. O que é péssimo para muitos europeus, incluindo os portugueses que na maioria nada ganham com o assunto, nem são sequer adogados. E já houve mutos a beneficiar mal (a verdade é que se presta  a isso) dela.

Entretanto, agradecíamos que o Governo fosse mais explícito nas medidas contra a Rússia, para além de palavras vazias.