UE envia 25 milhões de euros para ajuda humanitária a palestinianos

Mais de dois milhões de palestinianos que se encontram nos territórios ocupados e também na Faixa de Gaza necessitam de assistência humanitária, segundo os dados de Bruxelas.

Os palestinianos vão receber 25 milhões de euros da União Europeia (UE) destinados a ajuda humanitária na Cisjordânia, Jerusalém Oriental e Gaza.

Em comunicado, a UE explica que o montante será utilizado para prestar assistência de saúde, assim como cuidados de saúde mental pós-traumáticos, destinados a todas as pessoas que foram e são afetadas pela violência em curso, na sequência do bloqueio de Gaza. A verba servirá ainda para melhorar o acesso das crianças palestinianas à educação. 

Mais de dois milhões de palestinianos que se encontram nos territórios ocupados e também na Faixa de Gaza necessitam de assistência humanitária, segundo os dados de Bruxelas, que frisa a  "frágil situação económica e a crise financeira sem precedentes na Cisjordânia e em Gaza levaram ao aumento das taxas de desemprego, ao declínio do comércio e à restrição do acesso aos recursos".