Para o Ocidente, Ucrânia é “material descartável” na guerra contra a Rússia, diz Lavrov

“Por outras palavras, a guerra que declararam não é entre a Ucrânia e a Rússia, mas entre o Ocidente e a Rússia (…). Tornou-se uma expressão comum que o Ocidente está pronto a lutar até ao último ucraniano. É muito correto”, disse o chefe da diplomacia russa.

Sergei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, acusou esta terça-feira o Ocidente de olhar para a Ucrânia como "material descartável na guerra híbrida" com a Rússia.

"Niguém precisa da Ucrânia. A Ucrânia é material descartável na guerra híbrida total contra a Federação Russa", disse Lavrov, durante uma conferência educacional com o tema "Novos Horizontes", segundo a agência espanhola EFE, adiantanto que a esta circunstância, "não levanta quaisquer dúvidas na mente de ninguém e foi declarada publicamente".

"Por outras palavras, a guerra que declararam não é entre a Ucrânia e a Rússia, mas entre o Ocidente e a Rússia (…). Tornou-se uma expressão comum que o Ocidente está pronto a lutar até ao último ucraniano. É muito correto", disse ainda o chefe da diplomacia russa. "Josep Borrell, o diplomata de topo da União Europeia, diz que 'nesta guerra, a vitória deve ser alcançada no campo de batalha'".

A Ucrânia, argumenta ainda, não é independente nas decisões que toma, apesar de aquele país dizer o contrário. Sergei Lavrov dá o exemplo das negociações entre os dois países depois da invasão russa à Ucrânia, a que Moscovo chama de "operação militar especial".

"Temos informações através de vários canais de que Washington e especialmente Londres estão a orientar os negociadores ucranianos e a regular a sua capacidade de manobra, e talvez tenham representantes diretamente em território ucraniano", afirmou disse o ministro dos Negócios Estrangeiros russo.