Jovem atleta russo suspenso por um ano depois de usar símbolo de guerra

O momento aconteceu, em março, quando Ivan subiu ao pódio do Mundial de Ginástica Artística, no Qatar, ficando ao lado do rival ucraniano, Illia Kovtun, que venceu a competição.

O ginasta russo de 20 anos Ivan Kuliak foi suspenso durante um ano de participar em qualquer evento ou competição da Federação Internacional de Ginástica (FIG) ou afiliados, depois de expor no peito a letra “Z” – usada ultimamente pelas forças russas na invasão à Ucrânia.

O momento aconteceu, em março, quando Ivan subiu ao pódio do Mundial de Ginástica Artística, no Qatar, ficando ao lado do rival ucraniano, Illia Kovtun, que venceu a competição.

Em comunicado, a FIG indicou que “Kuliak violou os estatutos da FIG, o Código de Disciplina da FIG, o Código de Ética da FIG, o Código de Conduta da FIG e os Regulamentos Técnicos da FIG quando usou a letra “Z” no seu maiô”.

A decisão é válida por um ano, no entanto, a federação adianta que poderá manter-se por mais seis meses “caso, em 17 de maio de 2023, se mantenham as restrições que proíbem a participação de atletas russos e bielorrussos” em provas organizadas pela entidade.

Agora, Ivan Kuliak tem 21 dias para recorrer da decisão e ainda é obrigado a devolver a medalha de bronze que conquistou na prova de paralelas assimétricas e o prémio monetário de 500 francos suíços (cerca de 477 euros) que recebeu.

Na altura, o atleta disse que não se arrependia e que o fez para defender a paz. “Vi o símbolo nos nossos militares e procurei pelo significado. Significa “pela vitória” e “pela paz”, afirmou. “Não desejo mal a ninguém, só mostrei a minha posição”, sustentou o jovem russo.

Note-se que as forças russas usam a letra “Z” para identificar os seus veículos durante a invasão na Ucrânia, considerada pela Kremlin como uma “operação militar especial”. Para mostrar apoio ao regime, as pessoas recorrem a esta letra.