Cervejarias alemãs alertam para a escassez de garrafas de cerveja

Atualmente, os cervejeiros estão a ter de pagar 80% a mais por novas garrafas de vidro do que pagavam há um ano.

Segundo a BBC, as cervejarias alemãs estão a alertar que poderá haver uma escassez de garrafas de cerveja este verão graças ao aumento dos custos de produção e à falta de motoristas de camiões.

“A situação é extremamente tensa!”, disse o executivo-chefe da Federação Alemã de Cervejeiros ao jornal alemão Bild. De acordo com o mesmo, a escassez de garrafas de vidro afetará principalmente as cervejarias de pequeno e médio porte. 

Atualmente, os cervejeiros estão a ter de pagar 80% a mais por novas garrafas de vidro do que pagavam há um ano. Além disso, explica a BBC, o custo da cerveja também está a aumentar.

Uma das razões por trás desta escassez é “um aumento nos preços da energia que está a causar o aumento do preço da produção de garrafas de vidro”, explicou, por sua vez, um porta-voz da indústria de vidro ao Bild.

Além disso, Holger Eichele, da Federação Alemã de Cervejeiros, acrescentou que a falta de motoristas de camiões também está a “dificultar a manutenção das cadeias de suprimentos”. Como resultado, contou, “o custo de novas garrafas de vidro quase dobrou”. Posto isso, o responsável alerta para o custo da cerveja que pode subir até 30%. 

Segundo a BBC, a escassez de garrafas provavelmente atingirá mais as cervejarias menores, porque as empresas maiores geralmente são abastecidas primeiro.

Eichele garantiu ainda que a melhor coisa que os alemães podem fazer neste momento “é devolver as garrafas de vidro aos varejistas o mais rápido possível”, aconselhando os consumidores a não "acumular garrafas vazias em casa".

De acordo com a mesma publicação, “garrafas de vidro, que são comuns na Alemanha, são vendidas com um pequeno depósito, e os bebedores de cerveja devem trazê-las de volta à loja quando receberem a próxima rodada”.