“Um enorme impacto economicamente”. Portugal é um dos cenários do próximo filme da “Velocidade Furiosa”

“Portugal tem todas as condições para ser um grande sítio de filmagens, não só pelo tempo, pelos preços acessíveis e pela mão de obra”, afirmou a produtora Sofia Noronha. A rodagem do “Fast X” vai estar em várias regiões do Norte, Centro do país e também em Lisboa.

O próximo filme da saga mais veloz de Hollywood “Velocidade Furiosa 10” vai ser gravado em várias regiões do Norte, Centro do país e ainda em Lisboa “durante umas boas semanas”, confirmou a produtora Sofia Noronha à agência Lusa, ao referir que esta rodagem contará com 600 a 700 pessoas, entre profissionais portugueses e estrangeiros.

Na quinta-feira, o Jornal do Centro noticiava que Viseu, nomeadamente o antigo IP5, será palco de algumas filmagens desta longa-metragem. Já esta sexta-feira, o presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, anunciou que a cidade vai receber uma produção do cinema norte-americano ligada à "alta velocidade", entre junho e julho.

Segundo Sofia Noronha, da produtora Sagesse Productions, a rodagem de parte deste filme e de outras grandes produções têm “um enorme impacto economicamente, porque é investimento direto no país", pois “abrange vários setores, carpintaria, construção, maquinaria, guarda-roupa, pequenos negócios”.

Portugal tem-se tornado mais atraente aos produtores cinematográficos estrangeiros devido à criação de incentivos fiscais pelo Governo em 2018, apontou a produtora, ao considerar esta uma das razões para "Fast X” escolher as terras lusas para um dos lugares da película.

"A indústria cinematográfica está habituada a esses incentivos e todos os nossos concorrentes e vizinhos têm incentivos fiscais, porque normalmente o investimento feito no país é quase o dobro desse incentivo fiscal, o país acaba sempre por beneficiar", sublinhou.

De acordo com o relatório sobre incentivos à produção cinematográfica e audiovisual e captação e filmagens internacionais, referente a 2018-2020 e disponibilizado online, a produção de 48 obras foi apoiada, através de um incentivo total de 15,3 milhões de euros. Já o investimento global em Portugal foi de 58,7 milhões de euros.

O orçamento do “Velocidade Furiosa 10”, segundo uma publicação norte-americana The Hollywood Repórter, é superior a 300 milhões de dólares (cerca de 284 milhões de euros), valor que não inclui gastos em 'marketing' e publicidade.

Este valor não pode ser escrutinado por questões de confidencialidade contratual, no entanto a produtora salienta que "é um investimento económico brutal no país".

"É abrir as torneiras e utilizarmos o máximo de serviços portugueses. […] Portugal tem todas as condições para ser um grande sítio de filmagens, não só pelo tempo, pelos preços acessíveis e pela mão de obra, que somos todos bastante flexíveis, os portugueses aprendem muito rápido. Mas não tínhamos ainda este mercado aberto", observou Sofia Noronha.

Para além dos números se manterem em segredo, também há certos atores portugueses que também entrarão no filme, mas que ainda não foram anunciados ao público.

A atriz Daniela Melchior foi a primeira confirmação portuguesa no elenco do "Fast X", o décimo filme da saga "Velocidade Furiosa”, realizado pelo francês Louis Leterrier, que dirigiu, entre outros, "Mestres da Ilusão" e "O Incrível Hulk". Contudo, Leterrier não foi a primeira escolha para a realização, substituindo Justin Lin, que desistiu de dirigir o filme, mas manteve-se ligado ao projeto.

O filme conta com grandes nomes como Vin Diesel, Charlize Theron, Jason Momoa, Brie Larson, Michelle Rodriguez e as filmagens acontecem no Reino Unido, Itália e Portugal.

Tem estreia marcada para 19 de maio de 2023, nas salas de cinema dos Estados Unidos da América.