Homem detido por tentar matar ucraniano com espingarda em Vendas Novas

O agressor e a vítima estavam a conviver mas ter-se-ão desentendido.

Um homem de 27 anos foi detido pela Unidade Local de Investigação Criminal (ULIC) de Évora da Polícia Judiciária (PJ) pela presumível autoria de um crime de homicídio qualificado, na forma tentada, contra um homem estrangeiro de 26 anos, junto à habitação da vítima, no concelho de Vendas Novas. De acordo com um comunicado divulgado pela autoridade, o crime terá ocorrido na madrugada de 22 de maio de 2021. 

"Após uma altercação entre o autor e a vítima, o autor dos factos deslocou-se à sua residência, muniu-se de uma arma, voltou ao local, realizou um disparo a curta distância na direção do ofendido que se encontrava no interior da respetiva viatura, aparcada junto à sua residência", lê-se na nota divulgada. 

Fonte policial contactada pela agência Lusa referiu que os dois homens estavam a conviver e a consumir bebidas alcoólicas e ter-se-ão desentendido e agrediram-se mutuamente. 

Depois, o alegado agressor ter-se-à deslocado à sua residência e munido-se de uma espingarda de pressão de ar de calibre 5.5 milímetros (mm). O suspeito voltou então ao local e atingiu a vítima na zona do pescoço. 

A vítima, de nacionalidade ucraniana, afirma a mesma fonte, foi transportada de helicóptero para o Hospital de São José, em Lisboa.

O agressor foi detido fora de flagrante delito e, depois de ter sido presente a primeiro interrogatório judicial, ficou sujeito a apresentações periódicas e a proibição de contactos com a vítima.