Sociedade

Há cerca de 1.500 farmácias a efetuar testes à covid-19 gratuitos

A medida é apenas válida para quem tem prescrição médica. 


Há cerca de 1.500 farmácias por todo o país a efetuar, a partir desta quarta-feira, testes gratuitos à covid-19, desde com prescrição. A medida está finalmente em vigor depois de ultrapassadas as questões técnicas dos últimos dias disse Ema Paulino, presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF).

Ainda se verificaram hoje de manhã alguns "casos pontuais" de farmácias que não estavam a realizar os testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde, já tendo, contudo, sido resolvidos. 

Em causa estava a necessidade de as farmácias terem acesso, através de uma base de dados à prescição dos testes, tendo a medida de ser operacionalizada através de acertos técnicos pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Ao contrário do que aconteceu anteriormente, em que toda a população tinha acesso gratuito a determinado número de testes por mês, esta nova portaria determina que os TRAg são gratuitos até ao final de junho, mas apenas quando prescritos pelo, Serviço Nacional de Saúde.

A medida, foi justificada devido à elevada incidência de casos de infeção pelo novo coronavírus. 

Segundo Ema Paulo, o regime funciona da mesma forma para o doente que tenha a prescrição, tendo este de assinar uma declaração de consentimento informado, já que o despiste da covid-19 "utiliza uma amostra".

Antes desta nova portaria do Ministério da Saúde, estava apenas a ser possível realizar testes comparticipados a 100% nos laboratórios com acordo com o Serviço Nacional de Saúde. 

Os comentários estão desactivados.