Há mais de 190 surtos de covid-19 em lares

Estes surtos correspondem a 3.892 casos ativos, um número claramente menor do que os “oito mil e tal do ano passado em fevereiro”.

O presidente da Confederação Nacional de Solidariedade (CNIS), Lino Maia, disse esta quinta-feira que, embora a gravidade tenha diminuído, a pandemia em Portugal ainda não terminou e que, atulamente estão ativos 193 surtos em lares. 

"Ainda estamos com pandemia. Há 193 surtos em lares. Há um ano a situação era mais grave, mas estamos em pandemia", disse na conferência "Pós-Pandemia, Recuperação e Resiliência do Pilar Social em ano de descentralização de competências" em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto.

O responsável adiantou que estes surtos correspondem a 3.892 casos ativos, um número claramente menor do que os "oito mil e tal do ano passado em fevereiro".

"E não tem havido óbitos em lares. Têm morrido pessoas com covid, mas não por causa do covid. Mas Portugal ainda enfrenta uma pandemia", sublinhou.

O presidente do CNIS falou do "risco de colapso" das instituições mas garantiu, contudo, que isso é algo que "nunca vai acontecer", porque "as instituições conhecem os seus utentes e inventam respostas". Lino Maia alertou ainda para o perigo de viver no voluntarismo e da boa vontade.