Taxa do ISP na gasolina desce mais 0,5 cêntimos, a do gasóleo não mexe

Ao contrário do que é habitual, Governo não divulgou a tabela que permite calcular a previsão dos preços.

Tendo em conta a perspetiva da evolução dos preços na próxima semana, o Governo determina a redução da taxa do ISP em 0,5 cêntimos por litro de gasolina, a partir da próxima segunda segunda-feira, anunciou o Ministério das Finanças em comunicado.

Por outro lado, a taxa unitária de ISP aplicável ao gasóleo ficará inalterada, “considerando o desvio acumulado das semanas anteriores, que se estima ficar em 0,8 cêntimos por litro na próxima semana”, diz o ministério tutelado por Fernando Medina.

Assim, durante a próxima semana, “o alívio global da carga fiscal sobre os combustíveis por via das duas medidas em vigor – mecanismo semanal de revisão de ISP e redução das taxas unitárias deste imposto para o equivalente a uma taxa de IVA de 13% – totalizará 21,5 cêntimos por litro de gasóleo e 24,6 cêntimos por litro de gasolina”.

Ao contrário do que costuma acontecer, o Governo não anexou, neste comunicado, a tabela que permite calcular a previsão dos preços mas tudo indica que tanto o gasóleo como a gasolina sofram um aumento nos preços.