Aplicação permite que mulheres de Gaza denunciem violência doméstica de forma anónima

As mulheres que se registarem não precisam de dar o seu nome e o histórico de conversações não fica visível no telemóvel.

Um app, demoninada de "Masahatuna", permite que as mulheres na Faixa de Gaza, na Palestina, denunciem, de forma anónima, casos de violência doméstica. Assim, as vítimas evitam “a vergonha e represálias que demovem muitas delas” de recorrer às autoridades.

“A privacidade era muito importante,já que o medo é geralmente a principal causa das mulheres não contactarem ou visitarem centros [de apoio a vítimas de violência doméstica]", disse à Reuters Alaa Huthut, a engenheira informática local que desenvolveu a aplicação.

As mulheres que se registarem não precisam de dar o seu nome e a troca de mensagens não fica visível. "Se alguém olhasse para o telemóvel, não saberia que ela [a vítima] entrou em contacto", acrescenteu a engenheira. 

Em 2019, o Gabinete de Estatística palestiniano disse que 41% das mulheres em Gaza tinham sofrido violência doméstica, um problema que aumentou com os confinamentos para contar a covid-19.