Portugal concedeu em março quase 24 mil pedidos de proteção temporária

Números foram esta sexta-feira divulgados pela Eurostat. 

Portugal concedeu em março quase 24 mil pedidos de proteção temporária

Portugal acolheu, em março deste ano 23.930 ucranianos que fugiram da invasão russa ao seu país, iniciada à precisamente 100 dias, a 24 de fevereiro de 2022, sob o regime de proteção temporária. Os números foram esta setxa-feira divulgados pela Eurostat e que, de acordo com dados provisórios, terão recuado em abril. 

Segundo este serviço estatístico da União Europeia (UE), em março, os países que mais refugiados acolheram sob este regime foram a Polónia (675.085), a República Checa (244.650) e a Eslováquia (58.750).

De acordo com os dados provisórios de abril, Portugal registou o terceiro maior recuo face ao mês de março – menos 15.635 -, seguindo a Polónia (-249.465) e a Eslováquia (-45.310), num total de sete Estados-membros em que o número de proteções temporárias concedidas a ucranianos desceu.

Segundo estes mesmos dados, de março para abril, a Bulgária e a Lituânia registaram os maiories aumentos de nove Estados-membros que viram a população de refugiados ucranianos a crescer. 

Na passada segunda-feira, a Agência da União Europeia para o Asilo (EUAA, na sigla inglesa) avançou que tinham atribuído 1,6 milhões de pedidos de proteção temporária a refugiados ucranianos na UE+ (que contabiliza os 27 estados-membros, assim como a Noruega e a Suíça), em março.

A 29 de maio, a EUAA avançou que estavam registadas quase três milhões de pessoas para proteção temporária, desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia.