Costa sobre Cavaco: “Ele preocupa-se com o seu lugar na história, eu estou preocupado com os portugueses”

Chefe de Governo conta com Cavaco para em 2025 se fazer homenagem pelos 40 anos “desse já longínquo Governo”. E também respondeu às palavras de Marcelo que pediu mais diálogo.

O primeiro-ministro já reagiu ao artigo de opinião de Cavaco Silva, no qual o ex-Presidente da República desafiava António Costa a fazer “mais e melhor” do que nos Governos do social-democrata.

"O artigo é muito interessante e relativamente ao qual não tenho muito a responder. Cavaco Silva preocupa-se com o seu lugar na história, eu estou preocupado sobretudo com o futuro dos portugueses. Temos de fazer mais e melhor. Quanto ao passado de Cavaco Silva, tenho procurado valorizar o trabalho dos meus antecessores", afirmou António Costa, à margem de uma iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola.

O primeiro-ministro disse ainda contar com o ex-chefe de Estado, em 2025, para uma homenagem pelos 40 anos "desse já longínquo Governo".

{relacionados}

António Costa foi também confrontado com as declarações do atual Presidente da República, que, na quinta-feira, pediu "mais diálogo" no processo de descentralização.

O primeiro-ministro começou por dizer que não viu nas palavras de Marcelo Rebelo de Sousa uma crítica.

"O processo de descentralização é o mais ambicioso que o país tem desde 1976. São dezenas os diplomas elaborados, não há um único que não tenha tido o acordo da Associação Nacional de Municípios. Muitos dos cálculos que tinham sido feitos perderam atualidade porque as transferências de competências deviam ter sido feitas em 2020", sublinhou.