João Galamba volta a irritar-se nas redes sociais

O secretário de Estado do Ambiente enviou mensagens privadas com linguagem ofensiva a um utilizador.

A polémica voltou a bater à porta do secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba.

Desta vez, novamente através do Twitter, Galamba voltou a fazer soar os alarmes entre os utilizadores, quando foram publicadas capturas de ecrã de uma conversa privada entre o secretário de Estado e um utilizador, em que o governante acusa este último – que entretanto apagou a sua conta, dizendo ter recebido várias ameaças – de ser uma “vergonha fascista” e uma “bosta”.

“Vocês estão todos doidos. […] Desaparece daqui tenho vergonha de ti”, pode-se ler nalgumas das mensagens enviadas pelo secretário de Estado, que ganham um tom mais agressivo no seguimento da conversa: “És mesmo uma vergonha fascista. Vai para o c*ralho e desaparece. Tenho desprezo por toda esta esquerda pro Putin. Vai para o c*ralho e desaparece fascista. Nojo”.

Em causa terá estado uma discussão entre o secretário de Estado e o utilizador sobre a invasão russa da Ucrânia. Após a publicação das mensagens, e de o próprio João Galamba ter assumido serem mesmo da sua autoria, o utilizador em questão, denominado ‘Applehead’, acabou por desativar a conta, alegando ter recebido “várias ameaças”.

Num tweet a reagir à polémica, João Galamba argumentou: “Uma pessoa divulgou uma mensagem privada minha indignada com algumas pessoas de esquerda serem pro Putin. Para que não restem dúvidas: reafirmo tudo o que disse nessa mensagem e repudio o facto de essa pessoa ter divulgado a mensagem”.

O mesmo João Galamba já se envolveu noutras situações polémicas através da rede social Twitter no passado. Por exemplo, em maio de 2021, o secretário de Estado descreveu nas redes sociais como “estrume” e “coisa asquerosa” o programa Sexta às 9, da RTP 1, conduzido por Sandra Felgueiras, acabando por apagar o comentário na sequência da publicidade dada à polémica.