Morreu a pintora Paula Rego

A artista tinha 87 anos.

A pintora Paula Rego, uma das mais reconhecidas e premiadas artistas portuguesas a nível internacional, morreu esta quarta-feira de manhã, em Londres, aos 87 anos, confirmou fonte próxima da família.

De acordo com o galerista Rui Brito, citado pela agência Lusa, Paula Rego "morreu calmamente em casa, junto dos filhos".

Paula Rego estudou na Slade School of Art, em Londres, nos anos 1960, e foi na capital britânica que fixou residência a partir da década 70.

Apesar de viver no Reino Unido, a pintora sempre fez visitas regulares a Portugal e em 2009, foi inaugurado um museu que acolhe parte da sua obra, a Casa das Histórias, em Cascais.

Paula Rego era uma das artistas portuguesas mais aclamadas internacionalmente, foi galardoada, entre outros, com o Prémio Turner em 1989, e o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso em 2013, além de ter sido distinguida com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada em 2004. Em 2010, recebeu da Rainha Isabel II a Ordem do Império Britânico com o grau de Oficial, pela sua contribuição para as artes.

Em 2019, recebeu a Medalha de Mérito Cultural do Governo de Portugal.