António Costa anuncia dia de Luto Nacional pela morte de Paula Rego

Paula Rego “era uma artista de qualidade excecional, cuja obra alcançou um grande reconhecimento internacional”, diz a nota de pesar divulgada pelo gabinete do primeiro-ministro.

O Governo português decidiu decretar um dia de luto nacional pela morte da pintora Paula Rego, anunciou esta quarta-feira António Costa. 

"O Governo decidiu decretar um Dia de Luto Nacional em homenagem à pintora Paula Rego",  pode-ser numa nota de pesar divulgada pelo gabinete do primeiro-ministro, que acrescenta que Paula Rego "era uma artista de qualidade excecional, cuja obra alcançou um grande reconhecimento internacional".

"As suas pinturas, desenhos e gravuras encerram imagens poderosas que ficarão sempre connosco e com as gerações por vir. Aos seus familiares e amigos, o primeiro-ministro apresenta as mais sentidas condolências", diz o mesmo documento. 

Paula Rego nasceu "durante a ditadura salazarista" e "fez a sua formação artística em Londres, onde residiu grande parte da vida, mantendo sempre intacta a ligação a Portugal", recorda a nota. "A sua obra alimenta-se de referências e memórias portuguesas, como os contos populares ou a literatura de Eça de Queirós, e Paula Rego foi uma artista atenta à nossa realidade social. Autora de um universo figurativo singular, as suas obras não se parecem com mais nada do que com Paula Rego."

{relacionados}