Trump e dois dos filhos vão depor em julho a pedido da PGR

Em causa esta a tentativa de a procuradora-geral de Nova Iorque, através de um processo civil, saber se a empresa de Trump inflacionou o valor dos seus ativos de forma a conseguir obter empréstimos bancários e se ao mesmo tempo reduziu esse mesmo valor para conseguir pagar menos impostos. 

Donald Trump, e dois dos seus filhos, foram intimados a depor por Letitia James, procuradora-geral de Nova Iorque, em 15 de julho, segundo um documento do Supremo Tribunal daquele Estado. 

O documento, divulgado esta quarta-feira, estabelece, porém, que a comparência de Trump e de Ivanka e Donald Trump Jr. pode ser evitada. Para isso, um tribunal de apelação tem de o solicitar antes de 13 de junho e apresentar toda a documentação requerida antes de 30 de junho.

Em causa esta a tentativa de a procuradora-geral de Nova Iorque, através de um processo civil, saber se a empresa de Trump inflacionou o valor dos seus ativos de forma a conseguir obter empréstimos bancários e se ao mesmo tempo reduziu esse mesmo valor para conseguir pagar menos impostos. 

Há duas semanas, recorde-se, um juiz federal rejeitou a ação movida por Donald Trump contra Letitia James, que pretendia interromper as investigações da procuradora e impedir a sua participação em qualquer ação civil contra o magnata republicano. A  procuradora-geral de Nova Iorque, argumenta a defesa do antigo Presidente dos EUA, tem uma motivação política, já que é democrata.