Líder norte-coreano declara “total apoio” a Putin no Dia da Rússia

A Rússia, disse Kim na sua mensagem de felicitações a Putin e ao povo da Rússia no dia em que se celebra a independência do país, “conseguiu ousadamente ultrapassar todo o tipo de desafios e dificuldades” enfrentados “na realização da justa causa da defesa da dignidade, da segurança e do direito ao desenvolvimento”.

Kim Jong-un, o líder norte-coreano, manifestou este domingo "total apoio" a Vladimir Putin, Presidente da Rússia, na sequência do Dia da Rússia. A informação é avançada pela agência de notícias oficial da Coreia do Norte KCNA.

A Rússia, disse Kim na sua mensagem de felicitações a Putin e ao povo da Rússia no dia em que se celebra a independência do país, "conseguiu ousadamente ultrapassar todo o tipo de desafios e dificuldades" enfrentados "na realização da justa causa da defesa da dignidade, da segurança e do direito ao desenvolvimento", diz ainda a agência. 

O líder norte-coreano reafirmou ainda a "amizade entre os dois países" – que "tem sido transmitida através de uma longa história", e manifestou vontade de "expandir e desenvolver" essa relação "de acordo com as exigências da nova era e as aspirações dos dois povos".

Sem nunca mencionar a guerra na Ucrânia, Kim afirmou que a amizade e cooperação entre Moscovo e Pyongyang "entrou numa nova fase" desde a primeira cimeira entre os dois líderes, em 2019. Assim, Pyongyang espera que "a cooperação estratégica e tática entre os dois países se torne mais estreita", completou.

Recorde-se que Kim Jong-un e Vladimir Putin estiveram juntos em Vladivostok, na Rússia, em abril de 2019, dois meses depois da realização da segunda cimeira entre o líder norte-coreano e o antigo Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, em Hanói, no Vietname, com o objetivo de debater desnuclearização da península coreana.

As negociações, porém, entre Washington e Pyongyang, fracassaram. E diálogo entre os dois países permanece paralisado desde então.