ERSE. Gasolina mais cara e gasóleo mais barato do que “preço eficiente”

Segundo o regulador, a gasolina está mais cara e também o gasóleo está mais alto do que “preço eficiente”

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) revelou que os preços do gasóleo e da gasolina voltaram a ser diferentes do “preço eficiente” para a semana corrente – de 13 a 19 de junho – de acordo com o Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público. De acordo com o regulador, a gasolina está mais cara e também o gasóleo está mais alto do que o “preço eficiente”.

E acrescentou: “Relativamente à semana anterior verificou-se que a média dos Preços de Venda ao Público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 1,3 cêntimos por litro acima do preço eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples e 1,4 cêntimos por litro abaixo no caso do gasóleo simples”, disse, em comunicado.

Feitas as contas, segundo a ERSE, “em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 0,6% acima do preço eficiente e o gasóleo simples 0,7% abaixo”. E para esta semana, a ERSE estima que o “preço eficiente” antes de impostos é de 1,319 cêntimos por litro para a gasolina 95 simples e de 1,366 cêntimos por litro para o gasóleo simples. Mas após impostos, o “preço eficiente” fica nos 2,193 cêntimos por litro e nos 2,094 cêntimos por litro, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, respetivamente.

Recorde-se que o preço eficiente é um preço médio semanal calculado pelo regulador da energia e determinado pela soma das seguintes componentes: os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos.

Na semana passada, recorde-se, a média dos preços nas gasolineiras ficou 0,8 cêntimos por litro acima do preço médio semanal determinado pelo regulador, no caso da gasolina, e 0,2 cêntimos abaixo no caso do gasóleo.