Espanha. Pior onda de calor em junho em 20 anos atinge pico

Em Espanha, 15 das 17 comunidades estão em alerta devido às temperaturas elevadas. Em Portugal, as temperaturas irão variar entre os 27 e os 34 graus Celsius (ºC).

A primeira vaga de calor do verão meteorológico atinge hoje o seu pico no sul da Península espanhola, afetando também, na quarta-feira, o centro e o norte do país e prolongando-se pelo menos até sábado.

Das 17 comunidades, 15 estão em alerta devido às altas temperaturas, com Andaluzia, Aragão, Castilla y León, Castilla-La Mancha, Extremadura, Madrid e Catalunha sob alerta laranja. Por outro lado, as Ilhas Baleares, Cantábria, Galiza, Múrcia, Navarra, País Basco, La Rioja e Comunidade Valenciana estão a amarelo, enquanto somente as Ilhas Canárias, Astúrias e as duas cidades autónomas são "poupadas do forno ibérico", como escreve o El País.

Em Portugal, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a partir de quarta-feira começará a chover em Lisboa, Leiria, Aveiro, Porto, Viana do Castelo, Bragança, Viseu, Castelo Branco, Guarda e Portalegre. Ainda assim, as temperaturas irão variar entre os 27 e os 34 graus Celsius (ºC).