“É um clássico da oposição pedir demissão”. PM mantém confiança na ministra da Saúde

Costa reconhece danos estruturais no SNS, mas está confiante nas novas medidas.

“É um clássico da oposição pedir demissão”. PM mantém confiança na ministra da Saúde

O primeiro-ministro garantiu, esta sexta-feira, que a ministra da Saúde continua a ter a sua confiança, assim como as medidas anunciadas para o setor.

“Como sabe é um clássico da oposição pedir demissão de membros do Governo", afirmou o chefe do Executivo, confrontado pelos jornalistas com os pedidos de demissão de Marta Temido.

Questionado sobre a posição do deputado socialista Sérgio Sousa Pinto, que também defendeu a saída da ministra, Costa respondeu: "E então? Era o que faltava agora andar a seguir as opiniões do Sérgio Sousa Pinto".

"Nós temos consciência de que o SNS tem problemas estruturais, que exigem respostas estruturais, que são exponenciados por semanas como esta, com acumulação de feriados e pontes", disse.

O primeiro-ministro reconheceu que os últimos dois anos foram de "grande stress" para os profissionais de saúde devido à pandemia de covid-19, considerando natural que muitos tenham decidido "legitimamente" férias neste período.

"Penso que parte dos problemas a partir de segunda estará normalizado", afirmou, reconhecendo que têm de ser criadas “melhores condições de remuneração e atratividade das carreiras e uma gestão mais eficiente".