ASAE apreende seis parquímetros em todo o país por falta de controlo

Esta apreensão atinge um valor aproximado de 66 mil euros. 

Através de uma operação de fiscalização nacional aos contadores de tempo dos instrumentos, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu seis parquímetros, no valor estimado de 66 mil euros.

Segundo um comunicado divulgado este sábado pela ASAE, 130 operadores económicos foram fiscalizados e oito processos de contraordenação foram instaurados. Das principais infrações, esta autoridade destaca "a falta de verificação periódica em contadores de tempo utilizados no controlo do tempo".

"Foi ainda determinada a apreensão de seis parquímetros/sistemas de gestão de estacionamento, num valor aproximado de 66.000,00 euros, por falta de controlo metrológico dos mesmos não garantindo a exatidão do resultado das medições de tempo", revelou ainda a autoridade.

A operação da ASAE teve como objetivo averiguar a "verificação metrológica periódica exigida legalmente para os equipamentos disponibilizados pelos operadores económicos, públicos e privados" que disponibilizam estacionamento pago, como "centros comerciais, hospitais, parques subterrâneos e parquímetros de rua".

A fiscalização decorreu “nas últimas semanas” e visou o “controlo metrológico dos instrumentos de medição (IM), concretamente aos contadores de tempo utilizados nos equipamentos destinados ao sistema de gestão de parque de estacionamento ou em parquímetros".

"A ASAE continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos e na defesa do consumidor e dos cidadãos em geral", assinalou a autoridade.