Realizador canadiano Paul Haggis detido em Itália por abuso sexual

Cineasta ficou em prisão preventiva depois de, algadamente, ter forçado uma jovem mulher estrangeira a ter relações sexuais durante dois dias antes de a abandonar junto a um aeroporto.

O realizador, argumentista e produtor canadiano Paul Haggis, vencedor de um Óscar pelo filme de 2005 Crash, foi detido, este domingo, em Ostuni, Itália.

Haggis é suspeito de abusar sexualmente de uma mulher durante dois dias, segundo a imprensa italiana.

O realizador está em Itália, na região de Apúlia, para participar no festival Allora Fest, e as autoridades acreditam que Haggis terá forçado uma jovem mulher estrangeira a ter relações sexuais durante dois dias, abandonando-a depois no aeroporto, apesar das condições físicas e psicológicas "precárias" em que se encontrava.

Segundo a agência de notícias EFE, a mulher foi assistida por funcionários do aeroporto e pela polícia, tendo sido transportada para o hospital de Brindisi, onde foi ativado o protocolo para casos de vítimas de violência sexual.

O Ministério Público de Brindisi já confirmou a detenção e o realizador e argumentista enfrenta acusações de crimes de violência sexual e de danos pessoais agravados. Ficou em prisão preventiva.

As autoridades italianas adiantaram ainda que a vítima seria conhecida de Haggis “há muito tempo”.

Esta não é a primeira vez que Paul Haggis se vê envolvido num caso de violência sexual. Em janeiro de 2018, na sequência de uma denúncia apresentada em Nova Iorque pela publicitária Haleigh Breest, quatro mulheres, nos EUA, acusaram o cineasta de várias situações de agressão sexual, que vão do assédio à violação

Paul Haggis, de 69 anos, venceu um Óscar pelo filme Crash e é autor de guiões de múltiplos filmes aclamados como Million Dollar Baby (2004) ou Casino Royal (2006).