SEF detém 12 cidadãos estrangeiros num só dia no aeroporto de Lisboa

Cidadãos tentavam embarcar para o México com documentos falsos. 

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve este domingo no aeroporto de Lisboa 12 cidadãos estrangeiros, que tentavam embarcar para o México. 

Em comunicado, a autoridade refere que 12 detidos – 11 homens e uma mulher – têm idades compreendidas entre os 21 e 49 anos, tendo sido detetados no controlo de fronteira à saída de território nacional para um voo com destino a Cancun. 

Destes 12 cidadãos, 10 estavam em Portugal em situação irregular e vão esta segunda-feira ser presentes a juiz para julgamento em processo sumário.

De acordo com o serviço, em causa poderá estar a tentativa de entrada ilegal nos Estados Unidos da América (EUA) através da fronteira mexicana.

"A possibilidade de, a partir do México, atingirem e cruzarem a fronteira dos EUA, tem levado a que muitos cidadãos, maioritariamente de nacionalidades asiáticas, procurem seguir esta rota apoiados por redes organizadas de imigração ilegal", lê-se na nota. A mesma sublinha a cooperação "com autoridades mexicanas, norte-americanas e de alguns países europeus" no desmantelamento destas redes organizadas de fornecimento de documentos falsos.

Segundo o SEF, já foram detidos, desde o início de 2022, 98 cidadãos estrangeiros com documentos falsificados que tentavam viajar para o México.